Artigos

Pequena reflexão sobre uso da tecnologia


Painel solar em casa no interior do Peru. Foto: Yandi.
http://www.flickr.com/photos/yandi/

Voltava de SP para o RJ quando passei pela seguinte situação à espera do meu vôo. Faltando cerca de meia hora antes do embarque, a companhia avisou que o avião estava passando por verificação. Pra resumir a história, mais uns vinte minutos e anunciaram que o vôo foi cancelado por problemas técnicos. E o que vocês acham que aconteceu depois? Criou-se um amontoado de gente em volta do atendente, que não podia fazer nada além de escutar os gritos e reclamações dos passageiros, pelo cancelamento. Poderia ser uma desculpa da empresa para algum tipo de remanejamento ou coisa do gênero? Poderia.. nunca saberemos.

O fato é que tivemos que esperar mais uma hora pra voltar pra casa em outro vôo, mas o que eu quero mostrar com isso é como estamos mal acostumados com o uso de certas tecnologias. A viagem que seria de seis horas de carro ou ônibus, será feita em quarenta e cinco minutos de avião, mas mesmo assim algumas pessoas quase bateram no coitado do atendente que não poderia fazer nada. Não estou aqui pra defender a companhia aérea e acho que devem manter a pontualidade, mas o que se espera de uma boa empresa aérea senão total preocupação com a segurança?

Juro que não entendi o pensamento daquelas pessoas. Preferem morrer do que esperar uma hora a mais? que atividade seria tão importante? não sei, achei estranho e irracional. Anunciar um problema técnico num avião não deve ser coisa trivial, se o fizeram foi porque era necessário. Eu fiquei feliz de não ter entrado naquele avião e pensei se essa pressão por parte dos passageiros em geral não contribuiram para tragédias como os acidentes da TAM e GOL.

Quer outro exemplo de nossa luta contra o tempo? ainda hoje podemos ver cenas caóticas do trânsito em grandes cidades. As pessoas todas dentro de seus carros, travadas nas ruas, mas com o alento de poder ao menos falar ao celular. Falar sobre este cenário já é um cliché, mas porque não conseguimos mudar? por acomodação, controle excessivo das empresas com seus funcionários, falta de comprometimento dos funcionários com suas empresas, manutenção da economia de consumo, etc. Sem dúvida há muito mais razões, mas tecnologia para colaboração e comunicação nós temos pra que, por exemplo, nem todos precisem sair ao mesmo tempo de casa pra trabalhar e encher as ruas de veículos extremamente poluentes.

Estudos mostram que a tecnologia, há muito tempo, está presente na vida humana e seus registros começam na fabricação de instrumentos rudimentares e continuam a evoluir até os dias de hoje. Acontece naturalmente na história da evolução humana e é um processo que não se pode conter ou impedir, exercendo influência no modo como vivemos e no cotidiano das pessoas. Sendo assim,

Só nos resta pensar o uso das tecnologias disponíveis para atender o bem comum.

O fato é que quanto mais tecnologia possuímos, parece que trabalhamos mais e essa relação deveria ser inversamente proporcional. Na Colaborativa, acreditamos no uso da tecnologia para aumentar a produtividade, sendo possível trabalhar menos e aproveitar mais o tempo livre pra fazer o que quiser. Enfim, não acredito que tenha falado nada novo neste texto, mas sei bem que existe muita coisa ainda pra mudar no mundo. O convite está feito. Um abç!

Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.