O curso de imersão Gestão em Negócios Criativos (GNC), idealizado por Daniel Zandoná da Colaborativa e realizado em parceria com Liane Varsano da LV Comunicações, chega no final de 2019 à sua 10ª edição. Desde 2016 em diferentes pontos do Rio de Janeiro, esse curso aborda a colaboração, criatividade, habilidades socioemocionais e gestão, além de fomentar a rede Gene Criativo. Meu convite, nesse post, é olharmos por essa história por meio de sua comunicação visual.

Lá atrás…

Antigo cartaz do curso GNC e os dois lados do cérebro.
Crédito da imagem: Guzz Junqueira do Jardim Digital

Ainda quando o curso era oferecido no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), havia o uso dessa imagem – que, pessoalmente, considero bastante interessante – com os dois lados do cérebro representados. Um que lembra algo mais formal, tecnológico e hard, outro mais soft, colorido e criativo. O curso enfatizava essa ligação entre essas diferentes habilidades e conhecimentos, ou seja, uma interdisciplinaridade.

Amadurecimento do curso, o abacaxi

No final de 2018, temos uma repaginação da imagem principal do curso. As mudanças na imagem têm a ver também com as mudanças ocorridas na concepção e elaboração das aulas. Aos poucos, saindo de algo mais individualizado para trabalhos em equipes, com formatos de aulas buscando cada vez mais dinâmicas e formação de redes.

O “sorvete de abacaxi” faz sua estreia em 2018.

A versão acima trouxe o “abacaxi”, uma ideia muito mais conceitual que a anterior. Está marcada a estreia do amarelo institucional da Colaborativa – somado ao seu azul claro, que começam a surgir em outras peças – e o uso da fonte HammersmithOne em grande parte de suas comunicações.

O ponto de usar essa imagem, segundo Daniel, era passar a mensagem de algo ligado à criatividade, ao fazer diferente e recombinar coisas. Já Liane apontava o fato do vaso ser uma casquinha de sorvete, então de trazer a ideia de um “sorvete de abacaxi” e a possibilidade grande de criações que podemos fazer a partir desse conceito.

Décima edição caminho

Em 2019, o curso GNC já teve duas edições no NEX Coworking Rio e, agora, segue para sua 10ª edição na Casa T.E.R.R.A. Os espaços onde se dão as aulas seguem a busca por um ambiente colaborativo e inovador, somando ao valor e propósito da imersão.

Com foco no público criativo empreendedor, temos a manutenção do conceito subjetivo do abacaxi – que eventualmente, poderá dar novos saltos para outras formas personalizadas. Novas cores foram acrescidas à paleta institucional, como o rosa, o cinza e o preto, e uma nova fonte também, a Ubuntu.

Além disso, a comunicação visual vem aliada à uma estratégia comunicacional com textos e informações que se conectam de maneira precisa com o público. “Quem”, “quando”, quanto”, “o que” são dados importantes que aparecerão em posts e stories, em variadas mídias sociais. Vale a pena conferir, clicando aqui.

Cartaz 10ª edição do GNC.

Formas abstratas começam a fazer parte dessa proposta, trazendo especialmente as curvas que têm maior relação com os elementos soft que são abordados durante o curso.

Então, assim como a gente mesmo muda de tempos em tempos nosso modo de nos apresentarmos visualmente para o mundo, não poderia deixar de ser diferente com esse curso tão criativo e colaborativo. É bastante interessante acompanhar seu desenvolvimento dinâmico a cada nova edição, com o intuito de criar mais e mais vínculos com as pessoas com quem nos conectamos.

E você, já para refletir sobre essa e outras comunicações visuais, em empreendimentos e na vida?

Deixe uma resposta